O primeiro jogo da história do Santos
No dia 14 de abril de 1912, três esportistas da cidade de Santos, no litoral de São Paulo convocaram uma assembleia na sede do Clube Concórdia para a criação de um time de futebol. Durante a reunião, surgiu um debate sobre qual seria o nome da então agremiação a ser fundada. Os participantes da reunião aclamaram, por unanimidade, a proposta de Santos Futebol Clube.
E a primeira partida do Peixe seria realizada apenas cerca de cinco meses depois. No dia 15 de setembro de 1912, no antigo campo do Sport Club Internacional, o Santos Futebol Clube fez seu primeiro jogo na história contra o Santos Athletic Club, também conhecido como o “Clube dos Ingleses”.
O alvinegro praiano foi a campo com o francês Julien Fauvel no gol, Sidnei e Arantes; Ernari, Oscar e Montenegro; Adolpho Millon, Hugo, Nilo, Simon e Arnaldo Silveira. Já o time dos ingleses apresentou Parsons, Kent e Deweck; Woodon, Seddon e Lee; Saul, De Saone, Allen, V. Cross e Harold Cross, este último que viria se tornar técnico do Peixe no futuro.
O primeiro tempo terminou empatado em 1 a 1, com gols de Arnaldo Silveira para o Santos e de Lee para os ingleses. Na segunda etapa, Arnaldo, novamente, e Adolpho Millon marcaram para o Santos, enquanto Lee fez mais um para o adversário. Resultado final, 3 a 2 para o Peixe.
“Foi jogado no ground do Santos Foot-Ball Club um match entre este club e o Santos Athletic Club, vencendo aquelle por 3 goals a 2”, publicou o jornal “Correio Paulistano” em sua manchete na época. No ano seguinte, o Santos iria ingressar no Campeonato Paulista, que foi a primeira competição oficial disputada pelo clube.